COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Capacitar o CIPEIRO em atuar na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Ideal para trabalhadores designados pela empresa, membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que foram eleitos pelos funcionários e escolhidos pelo empregador.
20 horas
NR 05 – Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978, alterada pela Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019.
•Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
•Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
•Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
•Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
•Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
•Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
•Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.